top of page
  • Foto do escritorSofia Paolo

Ambientes gráficos atuais, ergonomia e sentidos

Os ambientes gráficos atuais já apresentam uma boa qualidade. Para que esta qualidade seja devidamente aproveitada é necessário computadores e dispositivos periféricos com mais capacidades. Por terem mais qualidade, transmitem mais facilmente ao usuário a sensação de realidade e permitem uma análise mais correta e cuidada da informação.


Programas mais utilizados para criação de gráficos mais realistas:

Rendering: É uma operação que permite transformar os dados gráficos em dados de imagem. Para se obter um rendering adequado é necessário definir corretamente a iluminação do ambiente e a posição relativa dos objetos no mundo virtual.

Mapeamento de texturas: Mapeamento de texturas é a parte da computação gráfica que se ocupa do estudo da simulação de materiais e texturas sobre planos.


A ergonomia é uma ciência de design de equipamento destinada a maximizar a produtividade, reduzindo a fadiga e desconforto do operador. Nos anos 80, os equipamentos eram demasiado pesados e grandes e o seu funcionamento provocava enjoo, cansaço e fortes dores de cabeça nos utilizadores. Devido aos desenvolvimentos verificados nos equipamentos, consegue-se atualmente estimular todos os sentidos dos utilizadores mais facilmente.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paolo Cadarso e Sofia Silva. Escola Secundária Francisco de Holanda

bottom of page